abcd title-03.png

uma serie de Sandra Simões

Apresentação

A série Vila ABCD  é uma adaptação  do Show Vila ABCD da Cia Brasil de Teatro que trabalha desde dos anos 90 com espetáculos voltados para o público infantil. Formada pelos músicos- atores Ilma Nascimento, Janaína Carvalho, Pedro de Rosa Morais e Sandra Simões foi criada com o objetivo de montar espetáculos infantis que têm como ponto forte a música ao vivo combinada com o teatro, a dança, a literatura e as artes visuais. Compõem o repertório da companhia:

POTATO PUM indicado ao Prêmio Copene de Teatro de 2002 na categoria “Melhor Espetáculo Infantil”.

DO OUTRO LADO DO MUNDO. Indicado ao Prêmio Copene de Teatro de 1999 nas categorias “Melhor Espetáculo Infantil” e “Melhor Autora”.

HISTÓRIA DE UMA CAIXOLA: Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro de 2003 na categoria “Melhor Espetáculo Infantil”.

RÁDIO BIRUTA FM: Vencedor do Prêmio Braskem de Teatro de 2005 na categoria “Melhor Espetáculo Infanto- Juvenil”. Rádio Biruta também foi indicado na categoria melhor autora.

COMADRE FLORZINHA, DONA ONÇA E OS CACHORROS FUJÕES. Espetáculo vencedor do Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz.

Em 2010 a Cia. Brasil de Teatro foi contemplada no edital “Apoio à Produção de Programas Radiofônicos de 2010, na categoria Série de Programas Radiofônicos de Radionovelas do IRDEB” com o projeto Nova Rádio Caleidoscópio e com ele produziu as rádio-novelas:

  • A Deusa do Cangaço- direção de Iami Rebouças/Roteiro Iara Villaça. (estreia em 2010).

  • O Cigano- direção de Iami Rebouças/Roteiro Ilma Nascimento. (estreia em 2011).

  • Dublê de Cantor- direção de Janaína Carvalho/Roteiro Ilma Nascimento- (estreia em 2011).

  • O samba de Lucas- direção e Janaína Carvalho/Roteiro Iara Villaça- (estreia em 2011).

O último trabalho da companha Vila ABCD é um convite às crianças a mergulhar no universo da nossa língua através de músicas compostas a partir das letras do alfabeto,  que junto com a Araçá Filmes e a Favelacult  recebe uma adaptação seriada com 26 Episódios.

Sinopse

Vila ABCD convida as crianças de 3 a 7 anos a conhecer as 26 letras do nosso alfabeto entre músicas e brincadeiras. Dois atores apresentadores, Luzia Letrada e Pedro Poesia, mergulham nas referências culturais brasileiras que inspiram cada uma das 26 canções inéditas, abordando aspectos da nossa cultura, nossos costumes, nossa fauna e flora, em ritmo de samba, baião, xote, xaxado, frevo e outros gêneros do nosso cancioneiro popular, convocando a todos a aprender brincando através de rimas, trava-línguas, receitas, parlendas, teatro de sombras e outros tantos passatempos.

 

Argumento

Na série, toda em animação, Lulu e Pedrinho são os personagens centrais das aventuras e descobertas na Vila ABCD, um lugar mágico, colorido, cheio de letras e personagens incríveis. Lulu, 7 anos e Pedrinho, 6, moram com os pais numa cidade pequena e pacata onde não acontecem muitas coisas. Por isso, estão sempre inventando brincadeiras e em busca de aventuras. Numa dessas explorações, a dupla se depara com um mapa, perdido em meio as coisas velhas não mais usadas na casa, dentre elas, os objetos antigos da avó já falecida. E é aí que a maior aventura das suas vidas começa. Seguindo os passos do mapa, eles se deparam com a Vila ABCD, uma vila secreta, cuja entrada se dá através de uma inofensiva moita no meio da praça principal da cidade.

 

É na Vila ABCD que vivem todas as letras do nosso alfabeto e muitos outros personagens que se tornam amigos das crianças ao longo dos episódios. É nela também que vive o Mestre Alfabeto, um senhor muito sábio e altivo, que há anos permanece com a mesma aparência, sem envelhecer. A Vila parece um lugar que só existe nos nossos sonhos. Nela nada é impossível, basta ter criatividade e imaginação.

Tudo é muito bonito, tem muitas árvores, um pomar cheio de frutas diversas, cinema, lanchonete, circo, parque, lago, brinquedos e tudo mais que existe numa cidade. Com a diferença de que lá tudo é mágico!

Entre uma brincadeira e outra, há sempre uma descoberta interessante. E as letras do alfabeto são apresentadas de forma leve e lúdica, através de canções inéditas que costuram os episódios e exploram palavras, expressões e diferentes sonoridades.

Na Vila, literalmente, as crianças aprendem brincando. Ou curtindo um show, indo ao cinema... Cada episódio apresenta 3 letras que são destacadas através dos desenhos, de palavras e dos habitantes locais. As músicas exploram os diversos ritmos e estilos como o xote, o baião, o rock, as cantigas de ninar, dentre outros.

As crianças irão descobrir junto com Lulu e Pedrinho o universo das palavras, das rimas... sempre com muita dança, correria e diversão. A cada episódio aprendem coisas novas que podem reproduzir em casa, como, por exemplo, fazer origamis, as parlendas, os trava-línguas e tantos outros passatempos como brincar de amarelinha, corrida de saco e muito mais. Sem se dar conta e com muita ludicidade vão assimilando referências da nossa escrita e do universo cultural brasileiro.

Personagens Principais:

Lulu – menina esperta, de 7 anos, que devido a sua curiosidade e espírito explorador, herdados de sua avó, sempre foi precoce para a sua idade. É a primeira a aprender as brincadeiras, conhecer coisas novas e sempre influencia os amigos e, principalmente, seu irmão Pedrinho, mais novo que ela e que a tem como uma heroína. Responsável e ao mesmo tempo moleca e destemida, Lulu está sempre pronta para uma aventura.

 

Pedrinho – menino de 6 anos, irmão mais novo de Lulu, pela pouca diferença de idade ele sempre foi o grande companheiro de aventuras da irmã, por quem nutre muita admiração e respeito. Graças a sua fértil imaginação, transforma situações banais em grandes acontecimentos. Sempre bem-humorado e de bem com a vida, Pedrinho faz amigos com muita facilidade, adora um mistério e explorar coisas novas.

 

Mestre Alfabeto – morador mais antigo da Vila ABCD, ele é um misto de guru e guia local do lugar. Conhece cada esquina e cada habitante da Vila. Foi ele quem plantou as árvores do pomar, que construiu a biblioteca, dentre tantas outras coisas na Vila. Ainda criança conheceu a avó de Lulu e Pedrinho, que tinha a sua mesma idade, e por ela nutria um sentimento especial nunca revelado. Talvez, por conta disso, tenha lhe dado de presente o mapa secreto da Vila ABCD, na época administrada pelo seu pai. Um fenômeno não explicado fez com que o Mestre Alfabeto parasse de envelhecer aos 70 anos e por conta disso, ele é e sempre será o guardião desse lugar mágico.

logo_araca-filmes_alta-braaancooo.png

A Araçá Filmes é uma produtora que está no Mercado Audiovisual há 25 anos.  Uma empresa cujo propósito é dialogar com a Diversidade Cultural Brasileira e também com os países de língua latina. São mais de 40 obras entre cultas, longas e produções próprias e em coprodução com empresas nacionais e internacionais. As últimas produções realizadas foram Longe do Paraíso (Direção Orlando Senna – Prêmio Melhor Filme Júri popular no Festival de Cinema de Brasília 2020), A Pele Morta (Direção de Denise Moraes e Bruno Torres – selecionado na sessão Primer Corte do Ventana Sur), Nina (Direção de paulo Alcântara)

 

www.aracafilmes.com.br

aracafilmes@gmail.com

favelacult - colorido e transparente.png

Somos uma produtora de experiências e conteúdos criativos. Da periferia para o mundo, buscamos ressignificar a comunicação, a gestão cultural e o cinema criando espaço para profissionais periféricos. Com mais 15 anos de existência, Favelacult, é uma iniciativa de  impacto social com sede no Brasil e na Espanha baseada na matrigestão e na diversidade. Responsável pela SET – Rede Criativa Audiovisual, evento que promove o encontro entre o cinema Brasileiro e o Espanhol. Em 2022 produziu a série Scank Vive.

www.favelacult.com

favelacult@gmail.com